quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Tem cheiro de Glühwein no ar!!!


Todos sabemos que na Alemanha o Natal tem um sabor especial. As cidades já respiram cedo o clima natalino e vivem com intensidade o período do Advento, que é marcado por muitos festejos. Já no final do mês de novembro (junto do início do Advento) praticamente todas as cidades alemãs ganham vida através dos mercados de natal, os tradicionais Weihnachtsmärkte, que são tradição no país desde o século 17.
                                         Mercado de Natal em Kiel- Schleswig Holstein (Google Images)
                                                  Pirâmide Natalina no mercado de Dresden

                                          Mercado principal de Hamburg (Google Images)
O clima cinzento e frio dá lugar à uma onda de aconchego, magia e encantamento.  O aroma doce do vinho quente (Glühwein) toma conta da cidade e é a atração principal nos mercados de natal. Há o Glühwein tradicional (que é quase um quentão, feito de vinho e especiarias), o Kinderpunsch infantil (sem adição de álcool) e versões mais alcoólicas ( com Schuss). O meu favorito é o Feuerzangenbowle, que é um pouco mais forte que o tradicional. 
Glühwein: vinho e especiarias (Google Images)

Com Schuss: ou seja, com dose de licor ou outra bebida. (Google Images)
Feuerzangenbowle: vinho, especiarias e rum! (Google Images)
 Essas bebidas são oferecidas em xícaras personalizadas, que podem ser adquiridas para coleção. Além desta bebida quente, pode-se encontrar nas feiras doces tradicionais de Natal, como o Stollen (bolo de frutas cristalizadas parecido com um panetone) , as amêndoas açucaradas, linguiças assadas, batatas e artesanatos diversos.
                                         Canecas de Kiel, Bremen e Hamburg
                                          Stollen: versões manteiga, maça assada e marzipan.
                                         Artesanato em madeira
Os mercados de natal são muito esperados pelos alemães, e são ponto de encontro para os happy hours de fim de ano. Eles iniciam no final de novembro e encerram suas atividades, geralmente, na noite do dia 23 de dezembro. Durante este um ano de Alemanha pude conhecer alguns mercados: Dresden, Hamburg, Bremen, Berlin, Leipzig, Kiel. Ano que vem pretendo conhecer o de Lübeck e o de Nürenberg. 
É lindo demais, e muuuuuito lecker (gostoso)! Adoro Glühwein e já estou contando os dias para curtir os mercados no próximo ano.
Prost e até o próximo post! ;) 



Nenhum comentário:

Postar um comentário