domingo, 27 de dezembro de 2015

É Natal!


O Natal é uma das maiores festas cristãs, que celebra o nascimento de Cristo. Na Alemanha, apesar de haver uma diversidade muito grande de culturas e religiões, o cultivo de tradições seculares passa de geração em geração e é, inclusive, incorporado pelos estrangeiros que aqui vivem (eu sou o maior exemplo, hehehe). Essa época é mágica, e a paisagem que aqui se vê é de uma beleza indescritível.
Os alemães amam o Natal e amam festas, logo o significado do vocábulo Advento já revela o modo como os alemães celebram o nascimento de Cristo: uma espera que dura um mês- um mês de festejos, de alegria, de estar com a família e também de muita reflexão.  Tudo começa no primeiro domingo do Advento, que geralmente é o último domingo de Novembro. Logo depois, no dia 06 de dezembro, todos aguardam ansiosos pela vinda de Nikolaus (São Nicolau), que para os alemães é o verdadeiro Papai Noel. Ele deixa doces, nozes e tangerinas nas meias ou nos sapatos daqueles que tiveram um bom comportamento ao longo do ano. 
                                         Nikolaus (São Nicolau) (Google Images)
                                          Nikolaus deixa doces nos calçados ou nas meias (tradição que vale tanto para crianças quanto para adultos). 
Já o Weihnachtsmann, que é o equivalente ao nosso bom velhinho, aparece na noite de Natal, ou a noite sagrada para os alemães (Heiligabend), quando faz a entrega dos presentes. No sul da Alemanha a tradição é outra. Pelo fato de haver um número maior de Católicos cultiva-se ainda hoje a tradição do Christkind (o Cristo criança), que é quem distribui os presentes no dia de Natal.
                                         Figura do Christkind (Google Images)
Enfim, na Alemanha e em grande parte da Europa, esta é uma época repleta de celebrações e ritos. Nos dias que antecedem o Natal canções natalinas (Weihnachtlieder) são entoadas por crianças e adultos nas estações de trem e nas ruas, os mercados de natal viram ponto de encontro (vide post anterior), nas igrejas há uma grande variedade de concertos natalinos, as famílias se reúnem para assar biscoitos (Plätzchen), os quais são consumidos nos festejos e também uma ótima opção de presente; as casas são impecavelmente decoradas e, como não poderia ser diferente, o comércio ganha mais movimento nesta data. Entretanto, o consumo aqui não é tão exacerbado como no Brasil. As crianças e os adultos costumam ganhar presentes sim, mas nada muito exagerado. 
                                         Plätzchen - biscoitos de manteiga e especiarias
                                         Zimtstern: estrelas de canela (tradicionais)
                                                       Janelas são decoradas com estrelas e velas
                                         As casas são decoradas já no final de novembro, e a árvore na véspera
A árvore de Natal (Tannenbaum) é outra tradição presente. Há diversas feiras de árvores de natal espalhadas pela cidade, onde é possível encontrar pinheiros naturais de diferentes preços e tamanhos. Normalmente são mais caros, mas são imprescindíveis nas casas dos alemães no dia de Natal. Os pinheiros são enfeitados na véspera e levam pequenas velas em sua decoração, bolas de vidro, estrelas e demais adereços tradicionais.
                                                   Árvore tradicional: natural com bolinhas de vidro
                                         Feira de árvores de Natal (Preço médio de um pinheiro natural cortado: 20 euros)
As famílias mais religiosas costumam ir à missa na noite de Natal (Heiligabend), e depois se reúnem em casa para celebrar!  No dia 24 os alemães preparam o famoso ganso recheado (Weihnachtsgans), acompanhado de repolho roxo (Rotkohl) e batatas, além de maçãs recheadas com marzipan e passas com calda de mel e vinho.
                                          Prato tradicional, com ganso (google images)
                                         Mesa natalina
No dia seguinte, dia de Natal, as comemorações seguem com salmão, carpa ou wurst. Depois do almoço (Weihnachtsessen) os alemães também costumam fazer um café da tarde, onde servem bolos, biscoitos, café e até Glühwein. Acharam que terminaria aqui, né? Neinnnnn! no dia 26 de dezembro eles também celebram o Natal, e por isso este dia é feriado nacional.
Resumindo:o Natal é uma festa linda, seja para cristãos ou não. É uma festa de amor, de paz, de celebrar a vida! Este é o terceiro Natal que passo na Europa (o segundo na Alemanha), e tem sido muito bom poder aprender com os alemães sobre as tradições e ritos natalinos, assim como desfrutar este momento mágico com eles. 
Estou um pouco atrasada, mas desejo à todos um Fröhliche Weihnachten!


Nenhum comentário:

Postar um comentário